Tornar a leitura um hábito prazeroso é um dos grandes desafios dos educadores brasileiros.
O Projeto Linha de Leitura baseia-se em metodologias desenvolvidas na Holanda, país em que a autora Lilia Pontoni Wachowicz atua como professora, onde a média de títulos lidos por ano é 15, enquanto no Brasil essa média é de 1,8 títulos por habitante. Tem como objetivo contribuir com o nível de alfabetização plena (leitura, fluência e entendimento dos textos), dos alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
A metodologia consiste em períodos diários de 15 minutos de leitura, onde os alunos em sala de aula, se reúnem em duplas, conforme nível de proficiência. Os níveis ocorrem de 1 a 8, em ordem progressiva de complexidade gramatical e de vocabulário, englobando 100 títulos e 90 textos, especialmente escritos e selecionados para o projeto, que podem ser lidos em até 4 anos.
A metodologia respeita o tempo, a facilidade e o interesse de cada aluno. Sendo assim, alguns alunos passam de nível mais rapidamente que outros.
Sua implantação inicial requer um diagnóstico da escola, uma avaliação individual do nível de leitura dos alunos e uma capacitação dos professores para a apropriada condução do processo. Este processo acontece, em geral, num período de até 8 semanas, após o qual a escola pode ser considerada autônoma na condução do projeto.
Atualmente, o Linha de Leitura acontece em 70 escolas do ensino Fundamental I do Estado do Paraná, sendo que 95% delas foram realizadas graças a parcerias realizadas entre os clubes de Rotary e as secretarias de educação dos municípios envolvidos.