Projeto Robótica Sustentável

Projeto Robótica Sustentável & Pensamento Computacional possui seu conceito principal na utilização do aproveitamento de materiais recicláveis junto a automação para trabalhar assuntos e/ou temas do currículo educacional, onde a robótica dará vida, através da automação a fatos históricos, conhecimento científico, conhecimentos geográficos, etc. Tudo isso sem contar o conhecimento na área de informática (Pensamento Computacional), robótica, matemática, física.

A criação de Projetos com material reciclável é de fundamental importância, levando o aluno a responsabilidade com o meio ambiente e a consciência que todo material é reaproveitável, servindo como base científica para um futuro promissor voltado ao mercado de trabalho e responsabilidade social.

A Robótica Educacional é uma metodologia em franca expansão nas escolas brasileiras, e essa crescente aceitação é amplamente justificável, pois desenvolve nos alunos conhecimentos teóricos e práticos, indispensáveis para as ocupações e profissões presentes e futuras, muitas delas baseadas em novas tecnologias. Principalmente depois da Normal para Ensino Computacional na Educação Básica em Diário Oficial da União.

Cultura Maker ou aprender fazendo: os alunos desenvolvem seus próprios projetos colocando “a mão na massa” a partir de dois recursos fundamentais da Robótica: a placa Arduino e o software mBlock, conjunto que propicia uma perfeita iniciação digital, permitindo programar desde o primeiro dia.

Prof Maurício Gebran

Mestre em Mídia e Conhecimento e autor do Projeto de Robótica Sustentável & Pensamento Computacional